Risografia

Riso MZ1070E
Riso MZ1070E.

Uma impressora ou duplicador Riso, também simplesmente chamada Riso, é uma impressora que utiliza uma técnica de quadros semelhante à serigrafia. Foi inicialmente projectada para grande volume de cópias, mas tem sido utilizada para todo tipo de trabalhos gráficos, utiliza tintas à base de soja e os resultados têm uma estética muito própria.
A tecnologia subjacente à risografia é muito semelhante à da serigrafia. É criado um quadro perfurado para cada cor, que é posteriormente envolto num tambor rotativo. A tinta passa para o papel pelos furos microscópicos, que passa plano pela máquina em alta velocidade. É impressa uma cor de cada vez, embora a nossa Riso consiga imprimir duas ao mesmo tempo, mas cada uma no seu tambor. Ao imprimir mais cores, os tambores têm de ser trocados e o papel volta a passar na máquina. Imprimimos até 340 x 500mm com uma margem branca (mancha de 287 x 409mm) numa vasta gama de papéis porosos.
A Riso não fabrica ciano nem magenta e a risografia está limitada a um certo número de cores disponíveis comercialmente e no presente imprimimos oito cores. Como a tinta utilizada não é 100% opaca, podem-se sobrepor cores para criar novas. Pode-se imprimir monotones e duotones. Também se pode simular impressão em quadricromia, mas os resultados são previsivelmente imprevisíveis.

Uma Riso não é perfeita como uma impressora de jacto de tinta ou laser. O trabalho final irá parecer diferente do aspecto quem tem no computador. Não foram projectadas para impressão de cores múltiplas e não têm um registo perfeito, haverá sempre um pequeno desalinhamento das cores. Cada impressão é imperfeita e única à sua maneira e isso acaba por ser o que mais agrada na risografia, o seu ar aveludado e analógico.